Guardar a história da família é conhecer e compreender sua própria história.
Toda família tem aquele primo, tia ou avô que sabe muita coisa sobre os antepassados que imigraram ou que se lembra com detalhes daquele casamento nos anos 1950… Como guardar essas lembranças? Bem, um álbum de fotografias faz isso. É uma delícia chegar na casa de um parente e pegar um álbum de fotografias para matar as saudades! Mas e quando a foto não tem anotações e, quem sabia sobre ela, já se foi?
Da vontade de compreender a própria história pode surgir a ideia de escrever um livro sobre a família. É um processo longo e trabalhoso mas que certamente se mostrará também muito prazeroso. Serão necessárias entrevistas com os parentes mais antigos, separação de fotos e documentos e até pesquisas em cartórios e igrejas.
Dicas para escrever o livro da família
Aqui apresentamos um passo a passo resumido sobre como registrar as histórias para encantar e inspirar os membros da família. As dicas foram extraídas do site Family Search e adaptadas. No Wikihow você encontra mais dicas para começar a escrever sobre sua família.
- Planeje o seu projeto. Decida o que você quer realizar, qual o período de tempo e seu público. Escreva um esboço e, talvez, uma tabela de conteúdos.
- Defina um formato e estilo que você gosta. O estilo descendência (o mais comum) geralmente começa no passado com um casal que imigrou para um outro país e então você avança através dos anos para incluir seus filhos e famílias. Você pode escolher ainda o estilo Sosa, que normalmente segue a linha direta de casais do momento presente para o passado – como um gráfico de linhagem transformada em texto. O site Sempre Família tem dicas para montar sua árvore genealógica.
- Entreviste familiares. Serão muitas horas de conversa! Mas, a partir delas, muito se descobre e um detalhe pode mudar o rumo de seu texto.
- Reúna seus materiais: registros físicos e eletrônicos (documentos militares, de imigração, testamentos etc.), fotos, diários, cartas, gráficos de árvore genealógica, entrevistas transcritas ou questionários dos parentes vivos etc.
- Escreva! Inclua nomes completos e o que você souber sobre seus antepassados usando dados de suas fontes (datas, lugares, fatos) para embasar a sua história. Documente suas fontes de onde extraiu tais informações.
- Revise e enriqueça. Procure detalhar e contextualizar a sua história acrescentando conteúdo que enriqueça a compreensão das pessoas e dê vida a sua história. Verifique histórias regionais e municipais, sites genealógicos, jornais, diários, etc. Procure outras imagens: residências, postais antigos, mapas, fotos de lápides, etc. Mas não baixe ou use imagens sem a permissão adequada.
- Edite seu texto. Seja claro, focado, e conciso.
- Coloque tudo junto. Coloque os seus recursos visuais juntos ou intercalados na história.
- Publique sua história. Aqui podemos te ajudar! Seu trabalho será transformado em um lindo livro e faremos a revisão ortográfica e gramatical, a diagramação do miolo, a criação da capa e por fim, providenciamos a impressão.
- Compartilhe e desfrute da sua criação. O que você escreveu será uma leitura atraente para a sua família, porque como você registrou isso, a sua história familiar vai ecoar de forma viva por suas gerações presente e futuras.
É importante que esse processo seja feito sem pressa. Tire um tempo para pensar sobre quais histórias você gostaria de começar a escrever e ser então aquele que passa o bastão de seu legado familiar para as gerações futuras. Se você não fizer isso, quem o fará?
Memórias
Geraldo Andrello resolveu contar sua história no livro Memórias de um filho de imigrantes, publicado em 2020 pela Editora Plante (um selo da Canal 6 Editora).
A partir da chegada de seus pais ao Brasil, o autor conta sua história utilizando-se de fotos, documentos e dados históricos. Da infância até a maturidade, ele reflete sobre aprendizados, momentos marcantes, questões espirituais e viagens além de dedicar um capítulo inteiro a sua vida profissional, lembrando das grandes amizades que fez ao longo da vida. Na capa interna do livro, consta a árvore genealógica da família.
Sabia que é possível publicar uma pequena tiragem do livro da família – a partir de 25 unidades – com excelente qualidade de impressão e acabamento?
Entre em contato conosco e saiba mais.