Serviços editoriais

Tudo o que você precisa para publicar suas ideias com qualidade

Textual

Revisão

O revisor faz uma leitura do texto e aponta correções de ortografia e gramática, sem alterar o estilo do texto original.

Copidesque

Além das correções ortográficas e gramaticais, o revisor altera partes do texto para que fique melhor construído, facilitando a compreensão.

Normatização

Consiste em padronizar o texto adequando-o a determinadas normas linguísticas ou editoriais ou a padrões como ABNT e Vancouver.

Registros

ISBN

ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização.

ISSN

ISSN (International Standard Serial Number) é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada (revistas, periódico, jornais, publicações anuais...), tornando-o único e definitivo. O ISSN é operacionalizado por uma rede internacional. No Brasil, o IBICT atua como Centro Nacional dessa rede.

DOI

Livros publicados pelo selo Canal 6 Editora (acadêmicos) podem ter a atribuição do DOI – Digital Object Identifier, ou Identificador de Objeto Digital – que é um registro para arquivos digitais (livros, trabalhos científicos, periódicos, entre outros) funcionando como um link permanente do documento publicado.

Ficha catalográfica

A ficha catalográfica identifica a obra de forma permanente e padronizada. Elaborada por um bibliotecário, auxilia as bibliotecas no processo de catalogação de livros, propicia a uniformização da citação bibliográfica e traz aos livreiros informações sobre a matéria abordada no livro, facilitando seu agrupamento por assunto.

Arte

Projeto gráfico

É o plano inicial que definirá as características visuais da obra: o formato, o tamanho e o estilo das fontes tipográficas, a posição de títulos, massas de texto, boxes, imagens, tabelas e quadros. Também define-se tipos de papéis a serem utilizados no miolo e na capa, além de acabamentos diferenciados.

Diagramação

Consiste em distribuir e trabalhar os textos e imagens utilizando um software específico para edição de texto, seguindo o projeto gráfico previamente estabelecido. Os elementos visuais são posicionados de forma a deixar a obra visualmente coesa com o conteúdo e atraente ao público-alvo.

Criação de capa

A partir das ideias e anseios do autor, criamos a capa utilizando-se de ilustrações, fotos e recursos de acabamento. Quando o cliente já possui a arte da capa podemos trabalhar somente a finalização, ou seja, acertamos a arte da capa de acordo com o miolo e com as especificações de impressão.

E-book

ePUB

O ePUB é um formato para e-books indicado para livros que contenham mais texto que imagens e é utilizado para distribuição na Amazon e em outras livrarias digitais. O leitor poderá personalizar o tamanho e tipo da letra, fundo e alinhamento do texto. A desvantagem é que o layout do livro, por ser fluido, pode ficar com uma aparência diferente da versão impressa.

Distribuição

Os e-books com selo Canal 6 Editora ou Plante são distribuídos para Amazon, Google Play, App Store (Apple) entre outros. Podem ser comercializados ou gratuitos. Para autopublicações, podemos auxiliar o autor no cadastramento do e-book na Amazon.

PDF

O PDF é um formato desenvolvido pela Adobe, que converte documentos da forma exata ao que foi concebido. De visualização estática, é o preferido por quem não deseja alterações na diagramação aplicada ao conteúdo. Essa característica do PDF, porém, pode se tornar uma desvantagem quando o leitor abre o arquivo num celular pois alguns elementos da página podem ficar ilegíveis.

Impressão

Pequenas ou grandes tiragens

Nos formatos tradicionais como 16x23cm, 14x21cm e 21x21cm é possível imprimirmos a partir de 10 exemplares. A capa geralmente é impressa em papel 250g/m2 e pode ou não ter orelhas. No caso do miolo, pode-se optar por papel branco nas gramaturas 75 e 90g/m2 ou por papel Pólen 80g/m2. Para outras configurações, consulte-nos sobre a tiragem mínima.

E como funciona o processo de edição?

Confira o passo a passo que transforma seus arquivos em livro

1. Recepção dos originais

Recebemos do autor os textos digitados, fotos, ilustrações, quadros e tabelas. Fazemos escaneamentos e tratamentos das imagens.

2. Revisão

Os textos vão para a mão do revisor, que fará a correção ortográfica e gramatical, padronização, adaptações e sugestões.

3. Registros

Providenciamos a solicitação de ISBN da obra junto a Câmara Brasileira do Livro além da elaboração da ficha catalográfica.

4. Diagramação

Depois do texto revisado, é feita a diagramação do miolo e a criação ou montagem da capa.

5. Aprovação

Enviamos uma prova em PDF ao cliente e aguardamos a aprovação do material ou indicação de alterações a serem feitas.

6. Impressão e entrega

Recebida a aprovação final, enviamos o livro para a impressão. Finalizando, entregamos os livros no endereço combinado.