Após finalizar a escrita de um livro, há um breve caminho a percorrer antes da publicação. É nessa fase que nasce um dos elementos mais importantes do livro: o registro ISBN. Por que esse registro é tão importante?
O ISBN (Internacional Standart Book Number ou Número Padrão Internacional de Livro) é um sistema de identificação que funciona como um RG da publicação. Assim como nosso registro civil é fundamental, o livro não existe oficialmente sem um número de ISBN.
O registro fornece benefícios como segurança jurídica para o autor evitando plágios e garante isenções de tributação em sua produção. Além disso também possibilita a qualquer leitor identificar uma determinada edição lançada em qualquer país. Seus 13 números fornecem dados necessários sobre o autor e sua obra, bem como a editora e o país de origem da publicação.
Quem cuida dos registros no país?
Desde 1º de março de 2020, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) é a responsável.
Qual o padrão de atribuição para o ISBN?
O ISBN é atribuído a obras impressas ou digitais com no mínimo cinco páginas, em que predomine textos de natureza literária, técnica ou científica e deve sempre estar em lugar visível na obra. A cada novo formato, como livro impresso e e-book, é necessário um novo registro. Os demais critérios estabelecidos para o registro podem ser lidos no site da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Quem pode solicitar o ISBN?
Qualquer pessoa física ou jurídica. Porém, para selos editorais, um CNPJ é obrigatório.
Como solicito o ISBN?
A solicitação pode ser feita online diretamente do site da CBL, a Câmara Brasileira de Livros.
O ISBN é muito caro?
Tem custo fixo de R$26,15 (em março/2024) por registro. Lembrando que se você deseja lançar seu livro em formato físico e ebook serão necessários dois registros diferentes.
Ainda achei complicado. Pode me ajudar?
Claro. Ao fechar seu livro conosco prestamos gratuitamente a assessoria para o registro. Entre em contato e saiba mais.