Ferramentas didáticas para o ensino da língua portuguesa na educação básica

Obra propõe ensino transformador da Língua Portuguesa

 

Transformar a prática educativa de língua portuguesa para o ensino fundamental e o ensino médio é o objetivo da obra “Ferramentas didáticas para o ensino da língua portuguesa na educação básica: o quê, por que e como ensinar”, lançamento do mês de outubro/2021 da editora Canal 6.

De autoria das pesquisadoras Rosa Maria Manzoni, Manoela Afonso e Luciana Apolonio Rodrigues, do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Linguagem (GEPELin), da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), o livro é uma versão ampliada de obra originalmente produzida para a rede municipal de ensino de Bauru – SP e que trata dos Modelos Didáticos de Gêneros (MDG).

O MDG refere-se, na definição das autoras, a objetos descritivos de gêneros de produção textual, oral e multissemiótica. No livro, esses modelos são complementados pelo procedimento denominado Sequência Didática (SD), conjunto sistematizado de atividades escolares que favorece aos alunos compreender novas práticas de linguagem, apropriar-se delas e transformá-las em um novo saber.

A introdução ao tema e as caracterizações a respeito desses dois procedimentos e sua contextualização junto à linha da Engenharia Didática do Interacionismo Sociodiscursivo são tópicos tratados no primeiro e segundo capítulo do livro.

No terceiro capítulo, as autoras apresentam e explicam o que é a modelização didática de gêneros e trazem uma compilação realizada por membros do GEPELin a partir de modelizações feitas por professores de língua portuguesa de todo o Brasil.

No total, são apresentados 55 instrumentos semióticos mediadores do ensino de língua portuguesa. Esses modelos, ilustrados em forma de quadros, são agrupados em torno de cinco objetivos de ensino: argumentar, descrever ações, expor, narrar e relatar.

Cada quadro é organizado a partir das capacidades de ação, considerando o contexto de produção e de recepção e o conteúdo temático; discursivas, relacionadas ao plano global do texto, tipo de discurso e sequência textual; e linguístico-discursiva, que envolve mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos.

A modelização é complementada por exemplo prático de sequência didática, apresentado no quarto capítulo. Depois, a obra traz as considerações finais, respostas dos exercícios e referências.

O percurso proporcionado pelo livro permite ao professor compreender e refletir sobre o agir docente e o agir regulado e autorregulado do aluno, favorecendo uma práxis transformadora em âmbitos individual, coletivo e social. É uma grande e efetiva contribuição ao ensino de língua portuguesa na educação básica.

 

Sobre o livro


  • Título: Ferramentas didáticas para o ensino da língua portuguesa na educação básica: o quê, por que e como ensinar
  • Autoras: Rosa Maria Manzoni, Manoela Afonso e Luciana Apolonio Rodrigues
  • Páginas: 199
  • ISBN: 978-65-86030-66-2
  • Preço: R$ 39,90
  • Onde comprar: Canal 6 Livraria  Magalu  Amazon
  • Público-alvo: professores de Lingua Portuguesa do ensino fundamental e médio

 

 

Compartilhe!